
Maratona de Programação teve participação da Infogen
- Por: Infogen
A Infogen participou no último sábado, 8 de outubro de 2022, da Maratona de Programação realizada na Unoesc Ponto Zero, em Chapecó. A disputa ocorreu de forma simultânea em diversas cidades do País e a grande final será realizada em Campo Grande pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, em março de 2023.
O coordenador do evento em Chapecó e professor, Tiago Zonta, explica que a disputa é importante para o desenvolvimento do aluno, mas principalmente para a preparação no mercado de trabalho. "Essa competição cobra a base, ou seja, o conhecimento completo do aluno e a alegria de ter as empresas aqui é que a gente quer reaver essa competição que ficou praticamente parada durante a pandemia. Com a ajuda das empresas buscamos motivar essa participação", pontua.
Mercado em expansão
Zonta acrescenta que o evento contribui para que o estudante conheça as diversas ramificações da profissão. "Participamos dessa competição desde 2006, há um tempo eu fiz um cartaz com informações sobre os estudantes que participaram nessa época e a maioria deles são gerentes ou estão em cargos altos da área justamente porque a competição te dá essa base, te dá conhecimento que para gerenciar uma equipe depois você vai precisar", explica. Com o mercado em expansão e cada vez mais vagas na área, ser um profissional completo tem ajudado muitos estudantes a se destacarem.
A competição
A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde 1996. A competição nasceu das disputas regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação, o International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sulamericana do concurso. Neste ano ocorre a 27ª edição da Maratona.
Ela se destina a alunos e alunas de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc). O objetivo é promover nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.
Várias universidades do Brasil desenvolvem concursos locais para escolher os melhores times para participar da Maratona de Programação. Estes times competem na Maratona de onde os melhores serão selecionados para participar das Finais Mundiais do evento. No ano de 2019, mais de 50 mil estudantes de mais de 3 mil escolas de mais de 100 países competiram em regionais em todo o planeta, e apenas 135 (cerca de 1%) participaram das Finais Mundiais do evento, em Moscou, Rússia.
Conheça mais sobre a Infogen aqui.